Falso agente financeiro é preso por aplicar golpe de R$ 13 mil em idoso no interior do AM

David de Souza Lima, de 41 anos, foi preso neste domingo (11/5), no município de Borba (a 151 km de Manaus), acusado de estelionato e apropriação indevida de bens contra um idoso de 75 anos. Se passando por agente financeiro, o suspeito prometeu intermediar um empréstimo de R$ 13 mil, mas desviou o valor para a própria conta bancária.

Segundo a Polícia Civil do Amazonas, o golpe começou a ser articulado ainda em dezembro de 2024, quando David passou a ganhar a confiança da vítima. Aos poucos, ele teria iniciado uma série de transferências não autorizadas e até realizado um empréstimo em nome do idoso, sem o consentimento dele.

De acordo com o delegado Jorge Arcanjo, titular da 74ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), o suspeito aproveitou-se da vulnerabilidade da vítima após ela adquirir um novo celular e solicitar ajuda para configurar o dispositivo. David transferiu os dados bancários para o aparelho novo, mas manteve o aplicativo financeiro instalado no celular antigo — e continuou acessando a conta da vítima de forma clandestina.

“Mensalmente, quando algum valor era depositado, ele transferia para si mesmo sem que o idoso percebesse”, explicou o delegado.

Em outro momento, o estelionatário ainda utilizou um adolescente para furtar o celular do idoso e facilitar o redirecionamento do benefício do INSS para sua própria conta.

David de Souza Lima foi autuado por estelionato e apropriação indevida de bens ou rendimentos de pessoa idosa. Ele permanece preso e à disposição da Justiça.

Artigo anteriorAdolescente é morto a facadas durante discussão no bairro Compensa
Próximo artigoOperação Lei Seca resulta em 43 prisões por alcoolemia em Manaus