‘Desproporcional e desnecessária’, diz Wilson Lima sobre prisão de Bolsonaro

MANAUS — O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), afirmou neste sábado (22) que a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro é “desproporcional e desnecessária”. A manifestação foi publicada nas redes sociais após a ação da Polícia Federal, que levou Bolsonaro para a Superintendência da PF em Brasília.

No comunicado, Wilson Lima disse que o Brasil precisa de “equilíbrio, serenidade e pacificação” e defendeu que a decisão do STF seja revista “o quanto antes”.

A prisão foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, que atendeu a um novo pedido da Polícia Federal. A corporação apontou risco à ordem pública após a convocação de apoiadores para uma vigília em frente ao condomínio onde o ex-presidente cumpria prisão domiciliar.

O mandado foi cumprido por volta das 6h10. De acordo com a PF, Bolsonaro não ofereceu resistência. Ele foi levado para uma sala especial da Superintendência da PF no Distrito Federal, estrutura utilizada anteriormente para abrigar autoridades detidas, como ex-presidentes da República.

A decisão de Moraes determinou que a prisão ocorresse sem algemas e sem exposição midiática, além de garantir atendimento médico contínuo em razão do estado de saúde de Bolsonaro. A audiência de custódia está marcada para este domingo (23), às 12h, por videoconferência.

Artigo anteriorMoraes decretou prisão minutos após tornozeleira de Bolsonaro ser violada
Próximo artigoDuas pessoas são mantidas reféns dentro de carro no Mauazinho; Suspeito é preso