Cerca de 50 pessoas que estavam no avião da Latam que iria para a Austrália nesta segunda-feira (11/03) ficaram feridas após uma pane que fez o avião perder altitude. Testemunhas gravaram vídeo e dizem que havia sangue no teto da aeronave.
A empresa ainda não divulgou oficialmente o problema, mas há a confirmação de que ao menos dois brasileiros estão feridos e 13 pessoas foram socorridas ao hospital – três tripulantes e dois passageiros.
O voo fazia a rota entre Sydney (Austrália) e Santiago (chile), com uma escala em Auckland (Nova Zelândia). Durante o trecho entre a Austrália e a Nova Zelândia, passageiros relataram ter sentido uma perda súbita de altitude, fazendo com que pessoas fossem lançadas ao teto da cabine.
Em depoimento ao jornal “NZ Herald”, um passageiro conta que o avião “simplesmente caiu” em pleno voo: “Não havia turbulência, a gente estava voando suavemente o tempo todo. Eu cochilei e, por sorte, estava com meu cinto de segurança”, diz o homem identificado como Brian Jokat.
Ele relata que viu um passageiro próximo “voando” e batendo no teto. “Eu pensei que estava sonhando. Abri meus olhos e ele estava de costas no teto, olhando pra mim. Parecia “O Exorcista”, “Os passageiros começaram a gritar. Eu senti como se o avião tivesse embicado pra baixo. Parecia que ele estava no topo de uma montanha-russa”, afirma Jokat, ao jornal.
Sete ambulâncias e outros veículos auxiliares foram até a pista do aeroporto para prestar socorro aos feridos. Todos foram atendidos no serviço médico do aeroporto e 12 foram levados ao hospital.
Segundo a Latam, um “evento técnico” causou um forte movimento do Boeing 787 que fazia o voo. Dados mostram que a perda de altitude não foi tão grande e o vôo chegou no horário previsto.
“[Esse episódio] serve para mostrar que o mais seguro é manter os cintos de segurança afivelados durante o voo enquanto se está sentado”, informou o site FlightRadar24, especializado em rastrear aviões pelo mundo.