Os investimentos em promoção turística do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), foram importantes para o desempenho do Aeroporto Internacional de Fortaleza no primeiro trimestre de 2024. De acordo com dados da Fraport Brasil, empresa administradora do terminal, o equipamento registrou neste período a mais expressiva performance na era pós-pandemia em relação aos voos internacionais, com mais de 100 mil passageiros, em cerca de 550 pousos e decolagens internacionais na capital cearense.
No mesmo período de 2023, foram 66.311 passageiros. “Esse é mais um resultado importante para o turismo cearense. É a prova de que os investimentos e os esforços dedicados pela Setur, sob orientação do governador Elmano de Freitas, tem dado resultados. Só nestes primeiros três meses do ano estivemos em sete países, participando de oito feiras. Além da promoção de roadshows, que é uma capacitação com os agentes de viagens para comercializar nosso destino”, lembra Yrwana Albuquerque, secretária do Turismo do Ceará.
A TAP, que faz a rota direta Fortaleza-Lisboa, atingiu a marca histórica transportando 48 mil passageiros neste primeiro trimestre de 2024, o que representa um aumento de 30% comparado ao mesmo período do ano anterior.
A empresa opera, semanalmente, nove voos semanais para Lisboa, principal portão de saída da Europa. Além deste trecho, a malha aérea internacional do Ceará conta com voos da AirFrance, que opera três frequências semanais para Paris; a Latam com três para Miami e a Gol com dois para Buenos Aires e um para Miami.
Promoção turística
O Ceará é um dos estados brasileiros que mais investe em promoção turística. A prova disso são as participações em importantes feiras dos mercados nacionais e internacionais. Em muitas delas, inclusive, sendo o único estado turístico brasileiro presente.
Desde janeiro, o Ceará já foi promovido em sete países participando de feiras. Foram eles: Holanda, Espanha, Itália, Colômbia, Portugal, Alemanha e França. Outra ação importante para atração de mais turistas é a realização de roadshows, eventos voltados para agentes de viagens que são capacitados a comercializar o destino no seu mercado de origem.
Incremento na malha aérea
A secretária Yrwana Albuquerque acredita que com o incremento que o Ceará terá na malha aérea internacional nos próximos meses, o estado vai seguir em crescimento no número de turistas estrangeiros. “A malha aérea internacional do Ceará só neste ano já teve quatro excelentes notícias. Os voos para Lisboa aumentaram, para Miami também, conquistamos o voo para Orlando e, nesta quinta-feira (5), tivemos o anúncio da ampliação para Paris. Com mais turistas chegando ao nosso destino temos renda sendo gerada, novos postos de trabalho e melhoria da qualidade de vida dos cearenses através da atividade”.