Quatro pessoas foram presas durante a Operação ‘Família Protegida’, deflagrada pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), na quarta-feira (03/07). A ação teve o objetivo de cumprir mandados de prisão pendentes por crimes de estupro de vulnerável e violência doméstica.
De acordo com o delegado Henrique Brasil, que está respondendo pela Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), os mandados foram cumpridos nos bairros Aleixo, Alvorada e Redenção.
“Ao todo, nós temos um preso condenado a 15 anos de prisão por estuprar uma criança de 3 anos. Outro condenado a 12 anos por abusar sexualmente de uma menina de 13 anos, que era vendedora ambulante. O outro caso de cumprimento de mandado, prendemos um indivíduo condenado a 9 anos”, explicou o delegado.
Medida protetiva
Em um dos casos, o suspeito já havia sido preso em flagrante, passou a perseguir a vítima após receber o direito de liberdade provisória.
“Diante dessa situação esse homem começou a perseguir a ex-mulher reiteradamente. Ele chegou a ir até o local de trabalho dela com uma barra de ferro e uma faca para agredi-la. Nesse dia, ele foi contido pelos funcionários dessa empresa e foi preso novamente”, contou o titular interino da Depca.
Estupro de vulnerável
Um dos casos de cumprimento de mandado por estupro de vulnerável, envolve uma criança de 8 anos, que era abusada desde os 3 anos. Segundo o delegado Henrique Brasil, o agressor era o companheiro da avó da vítima.
“Em sua sentença, o Poder Judiciário afastou essa pessoa do convívio da criança, então, agora, com 8 anos, essa criança está sob os cuidados de outros familiares e recebe todo o auxilio psicológico necessário para diminuir os traumas causados por esse homem”, disse a autoridade policial.