Festival de cinema da Amazônia será em agosto, no Teatro Amazonas

Manaus- O Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte será realizado de 22 a 25 de agosto, no Teatro Amazonas, com todas as atividades gratuitas.  Com novo conceito artístico, o festival amplia a participação da principal mostra competitiva para todos os Estados da Amazônia Legal e, com isso,  passa a ser chamada de Mostra Amazônia.

Outras três mostras integram a programação, com abertura para filmes de  todo o País. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site. Conforme ocorreu  na edição anterior, as principais mostras de 2023 serão exibidas no Teatro Amazonas, além da programação paralela com exibições e atividades de formação, que serão realizadas em outros espaços culturais no Centro de Manaus.

Pela primeira vez,  filmes do Maranhão e Mato Grosso poderão competir na mostra principal. Chamada de Amazônia, a mostra será exclusiva para obras dos estados da Amazônia Legal e enfatiza a proposta artística em “ser um festival de cinema que se interessa pela arte que tem origem na Amazônia, em um sentido amplo”, afirma o diretor artístico, Diego Bauer.

O 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte aceita filmes em live-action e animação para todas as categorias de até 25 minutos de duração. Conforme o regulamento, podem se inscrever nas mostras oficiais, produções realizadas a partir de 1 de janeiro de 2022. Filmes de longa-metragem entram na programação apenas como convidados.  As inscrições podem ser feitas, de forma gratuita, pelo site.

No total, quatro mostras compõem a programação: Mostra Amazônia, que é competitiva, presencial e exclusiva para filmes da Amazônia Legal; Mostra Outros Nortes, uma mostra competitiva voltada para os demais Estados do Brasil ou de filmes comandados por diretores brasileiros; e a Mostra Olhinho, não-competitiva e dedicada a filmes para o público infanto-juvenil.

A Mostra Olhar Panorâmico terá sua seleção exclusiva pelos curadores.  “Em 2022,  batemos nosso recorde de participantes. 365 filmes de todos os estados do Brasil (a única exceção é Sergipe) foram inscritos”, revela Victor Kaleb, também diretor artístico do festival.

 

Artigo anteriorVaiado em aeroporto, Sergio Moro “foge” de manifestantes em Brasília (vídeo)
Próximo artigoAtaque a faca contra crianças em parque deixa as autoridades em alerta na França