Nesta segunda-feira (12), Manaus amanheceu coberta por uma densa nuvem de fumaça, resultando em uma qualidade do ar classificada como “muito ruim”, segundo o aplicativo “Selva” da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Os bairros mais afetados incluem Dom Pedro e Santo Agostinho na Zona Centro-Oeste e Zona Oeste, respectivamente, além de Parque 10, Chapada e Aleixo na Zona Centro-Sul, e Aparecida, Morro da Liberdade, e Distrito Industrial na Zona Sul. A Zona Leste também foi impactada, com Armando Mendes e Zumbi enfrentando condições adversas.
Dados do programa ‘Queimadas’, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontam que em todo o Estado do Amazonas foram registrados 706 focos de queimadas, conforme levantamento realizado desde a última sexta-feira (9), até este domingo (11), com exceção da capital, Manaus, onde não há ocorrência de nenhum foco neste mesmo período.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) orienta as pessoas que observem cuidados básicos nessa situação, como permanecer em ambientes fechados; manter-se bem hidratadas, especialmente crianças e idosos; dirigir carros com vidros fechados e ar-condicionado no mínimo, para evitar a entrada de fumaça; evitar exposição à fumaça em casa e sair só quando necessário.