A Polícia Federal (PF) anunciou a abertura de 31 inquéritos para investigar os incêndios que têm assolado a Amazônia, o Pantanal e, mais recentemente, o estado de São Paulo. A informação foi divulgada pelo diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, durante uma coletiva de imprensa realizada neste domingo.
Segundo Rodrigues, a investigação está em estágio inicial e ainda é cedo para afirmar se há envolvimento do crime organizado nas queimadas. “Nós trabalhamos de maneira bem integrada, com Ibama, ICMBio e outras agências parceiras”, declarou o diretor-geral, destacando a cooperação entre os órgãos envolvidos.
Do total de inquéritos abertos, 29 estão relacionados aos incêndios na Amazônia e no Pantanal, enquanto dois se referem ao estado de São Paulo. As investigações em São Paulo estão sendo coordenadas pela Diretoria de Amazônia e Meio Ambiente em Brasília, com 15 delegacias mobilizadas no interior do estado para identificar as causas das queimadas.
Um dos inquéritos em São Paulo já foi instaurado e o segundo está em fase de instauração. Ambos têm como objetivo apurar incêndios criminosos que afetam áreas federais, incluindo aeroportos.
A operação envolve uma força-tarefa com a participação de diversos órgãos governamentais, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Ministério da Defesa, a Marinha do Brasil e os Corpos de Bombeiros dos estados afetados.