Para proporcionar conforto, facilitar o acesso e manter a segurança viária, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) criou um esquema de interdição das principais ruas no entorno do largo São Sebastião, para quem for conferir, na próxima terça-feira (31/12), o aguardado Réveillon do Largo, que inicia sua programação, a partir das 17h, com entrada gratuita.
De acordo com o diretor-presidente do Detran Amazonas, Wendell Waughan, as interdições irão seguir os mesmos padrões realizados em 2023. “O nosso estudo foi baseado no resultado de 2023, que foi muito exitoso. Então, para 2024, vamos repetir as mesmas interdições por entendermos que foi sucesso, sem nenhuma intercorrência e de fácil entendimento”, disse .
A partir das 8h, do dia 31 de dezembro, serão interditados os seguintes pontos: rua 10 de Julho com Ferreira Pena, rua Monsenhor Coutinho com a Tapajós, avenida Eduardo Ribeiro com 24 de Maio, rua Marçal com Dona Libânia, rua Monsenhor Coutinho com Eduardo Ribeiro. Ainda no dia 31, às 15h30, também haverá a interdição da rua Tapajós com a Leonardo Malcher, com acesso apenas local.
Segundo Arthur Cruz, coordenador geral da Fiscalização do Detran-AM, esses pontos de interdição são apenas para veículos, ou seja, pedestres poderão transitar normalmente. “No caso de moradores ou prestadores de serviço, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (Sec) informou que serão distribuídos, a partir de segunda-feira (30/12), às 15h, no Centro Cultural Palácio da Justiça, na avenida Eduardo Ribeiro, bairro Centro, os adesivos para quem for acessar os pontos interditados”, adianta ele.
Arthur destaca que aqueles que forem curtir a festa de carro ou motocicleta, poderão estacionar na rua Joaquim Sarmento, avenida Eduardo Ribeiro entre a rua 24 de Maio e avenida 7 de Setembro, rua Barro entre a 24 de Maio e a 7 de Setembro, rua Costa Azevedo entre a 24 de Maio e Saldanha Marinho, rua Saldanha Marinho entre a avenida Getúlio Vargas e Lobo D’Almada e rua Monsenhor Coutinho.
O Detran Amazonas estará atuando com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil do Amazonas (PCAM) e Corpo de Bombeiros (CBMAM) no Réveillon no Largo e em todas as zonas de Manaus para coibir crimes de trânsito e, consequentemente, salvar vidas, reforçou Wendell Waughan.
“Portanto, se for beber, não dirija, utilize os equipamentos de segurança, não disponibilize veículos para aqueles que não possuem habilitação. A paz no trânsito começa por você”, finaliza Wendell Waughan.