A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), por meio do Programa Prato Cheio, deu início, nesta terça-feira (14/01), a uma série de palestras sobre alimentação saudável e saúde mental, como parte das atividades da campanha Janeiro Branco, nas unidades do restaurante popular. A primeira palestra ocorreu no Prato Cheio do bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus.
O programa, além de oferecer refeições acessíveis, desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e bem-estar da comunidade. Desde o início da sua implantação, o Prato Cheio tem sido um ponto de encontro para realização de eventos educativos e informativos sobre saúde, abordando uma variedade de temas relevantes, como prevenção de doenças, cuidados com a nutrição e bem-estar.
O tema da palestra é “Alimentação Saudável e a manutenção da saúde mental’’, como parte das atividades da campanha Janeiro Branco, que visa conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e emocional.
Durante a atividade, os nutricionistas da Seas, Rômulo Rodrigues e Fernanda Xavier, ressaltaram a importância da boa alimentação para a saúde intestinal, frisando que uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas contribui na promoção da saúde mental, melhorando assim a qualidade de vida.
“Na palestra nós ressaltamos a importância da boa alimentação para a saúde intestinal, pois entendemos a relação entre o cérebro-intestino e os benefícios para a saúde mental quando nos alimentamos corretamente. Exemplificamos alternativas de alimentos saudáveis para serem utilizadas no dia a dia, e principalmente o que evitar consumir”, destacou Rômulo.
“O intuito da palestra é apresentar alternativas de alimentos mais saudáveis, para serem consumidos no dia a dia e também destacar certos alimentos que devem ser evitados. Ter uma dieta adequada é imprescindível para o melhor funcionamento de nossas funções cerebrais, promovendo assim mais energia, e um controle maior sobre nossas emoções’’, disse.
A atividade ocorrerá durante todo o mês de janeiro nas unidades localizadas no bairro Parque Mauá (16/01), Viver Melhor (17/01), Alvorada (23/01), Compensa (24/01), Braga Mendes (30/01) e Jesus Me Deu (31/01).
Prato Cheio
O Prato Cheio é um programa social que tem como público-alvo as pessoas em situação de vulnerabilidade, entre os quais desempregados, pessoas com deficiência, trabalhadores informais e mulheres que chefiam famílias e que se encontram em situação de extrema pobreza, pobreza ou baixa renda. O programa tem 44 unidades em funcionamento, sendo 18 em Manaus e 26 no interior.