Problemas no sistema, segundo a Prodam, adiam início de matrículas na rede pública do Amazonas

O acesso para matrículas na rede pública de ensino do Amazonas será realizado somente a partir desta quinta-feira, 16/01, por meio do site disponibilizado. A transferência da data, de acordo com nota divulgada pela empresa Processamento de Dados do Amazonas S.A (Prodam), ocorreu após a constatação de que o site foi retirado do ar “por medidas de segurança”.

Pais e responsáveis de alunos relataram dificuldade para acessar o site de matrículas da rede de educação pública do Amazonas, que apresenta instabilidade desde a madrugada desta segunda-feira (13). Ainda de acordo com relatos dos usuários, quando a página voltou a operar normalmente, não havia mais vagas disponíveis.

O site foi lançado no dia 11 de dezembro de 2024, e de acordo com o Governo do Amazonas , era uma forma de garantir mais agilidade nos serviços de matrículas, transferências e reordenamento dos alunos da rede pública de educação do estado.

Em nota, a empresa Processamento de Dados do Amazonas S.A (Prodam), informou que desativou o endereço eletrônico por volta de meia-noite ao perceber que alguns usuários não conseguiam acessar o site e isso comprometia o processo de lisura da busca pelas vagas.

“O monitoramento da empresa identificou que alguns usuários conseguiam realizar o processo de autenticação e outros não, comprometendo a equidade do processo. A empresa pede desculpas pelos transtornos e pede compreensão de todos” diz a nota da empresa.

Matrículas

As matrículas para novos alunos da rede pública do Amazonas (estadual e municipal) foram anunciadas para começar nesta quarta-feira (15), com vagas disponíveis em escolas da capital e interior.

O processo inclui um cadastro online do responsável, que deverá fornecer nome, e-mail e CPF, recebendo um código de verificação. Também é possível usar as credenciais do gov.br para agilizar a inscrição.

Documentos

Os documentos necessários são:

Comprovante de escolaridade original;
Certidão de nascimento (original e cópia);
CPF e RG (original e cópia) do responsável pelo aluno menor de idade;
Comprovante de residência (cópia do último mês que anteceder a matrícula);
Cartão de vacinação do aluno (cópia); Três fotos 3X4 recentes do aluno.

Documentos necessários para alunos da EJA:

CPF e RG (original e cópia);
Comprovante de residência e duas fotos 3X4.
O início do ano letivo nas escolas da rede municipal de Manaus será no 5 de fevereiro de 2025, já para as escolas estadual, o ano letivo inicia no dia 7 de fevereiro do ano que vem.

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