Assembleia Legislativa do Amazonas inicia os trabalhos com a posse da Mesa Diretora

Foto: Danilo Mello / Aleam

A nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), para o biênio 2025-2026, tomou posse nesta segunda-feira (3/2), durante Sessão Especial comandada pelo deputado mais idoso, Adjuto Afonso (UB), que deu posse ao presidente Roberto Cidade (UB).

O secretário da Mesa, deputado Ednaílson Rozenha (PMB), procedeu a leitura do termo de posse da nova Mesa Diretora. “Declaro o deputado Roberto Cidade empossado no cargo de presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas para o biênio 2025-2026”, anunciou Adjuto Afonso, dando posse imediata ao presidente.

Em seguida, o secretário Rozenha leu o termo de posse de todos os demais integrantes da Mesa Diretora.

Foram empossados como 1º vice-presidente, deputado Adjuto Afonso (UB); 2º vice-presidente, Abdala Fraxe (Avante); 3ª vice-presidente, deputada Joana Darc (UB); secretária-geral, Alessandra Campelo (Podemos); 1º secretário, Delegado Péricles (PL); 2º secretário, Cabo Maciel (PL); 3º secretário, João Luiz (Republicanos); corregedor, Sinésio Campos (PT) e, como ouvidor, deputado Felipe Souza (PRD).

“Nada acontece por acaso, é tudo no tempo de Deus. Quando Ele bota a mão, as coisas acontecem”, declarou, na posse, o deputado Roberto Cidade, reafirmando que o diálogo e a união serão os pilares que nortearão sua gestão.

“Acredito que é por meio do respeito mútuo e da capacidade de ouvir que construímos os melhores caminhos para o Amazonas. Quero expressar minha imensa gratidão às deputadas e aos deputados, que dedicam seus dias ao nobre trabalho de legislar, fiscalizar e lutar pelo bem comum. Saber reconhecer não é apenas um gesto de cortesia, mas um dever que carrego comigo desde sempre, pois a confiança das pessoas é algo precioso. É essa confiança que me motiva a seguir todos os dias”, afirmou Roberto Cidade.

Novidades

Cidade anunciou que este ano será inaugurado na estrutura da Assembleia Legislativa, o Centro de Inclusão Sensorial para crianças autistas e com Síndrome de Down.

“Um espaço que simboliza nosso compromisso com a diversidade e a dignidade humana. A Escola do Legislativo ampliará seus cursos direcionados à comunidade, levando conhecimento e cidadania a todos os cantos do nosso Estado. O Centro de Cooperação Técnica do Interior (CCOTI) será fortalecido, auxiliando na atualização das leis orgânicas e regimentos internos das câmaras municipais e trabalhando em parceria com o interior do Estado”, disse.

Além disso, o deputado-presidente afirmou que, em 2025, será realizada a quinta edição do Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas, o Feclam, que, segundo ele, é um espaço fundamental para capacitar vereadores e assessores, fortalecendo as câmaras municipais e, consequentemente, a democracia em todo o Estado.

Um concurso público também foi anunciado pelo parlamentar durante seu discurso. “Vamos realizar o concurso público na Assembleia Legislativa, algo que não acontece há 14 anos, garantindo o aumento do número de servidores e a melhoria na qualidade dos serviços prestados”, anunciou o presidente.

Compromisso

Roberto Cidade reafirmou seu compromisso de continuar trabalhando com seriedade, responsabilidade e dedicação. “Conto com o apoio de Vossas Excelências e da nossa população para seguirmos firmes na construção de um Amazonas mais forte, mais justo e com mais oportunidades para todos. Peço a Deus que me mantenha assim, esse caboclo amazonense que entrou para a vida pública com o propósito de servir e contribuir para o bem-estar do nosso povo, trabalhando junto com todos vocês. Viva o Amazonas, viva a democracia, viva o Poder Legislativo!”, finalizou.

Estiveram presentes autoridades do Poder federal, estadual e municipal, como a desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Maria das Graças Figueiredo; presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), Yara Lins; o deputado federal Fausto Jr. (UB), representando a Câmara Federal; a procuradora-geral de Justiça do Amazonas, Leda Mara Albuquerque; o vice-prefeito Renato Júnior; o vereador Jander Lobato (PSD), representando a Câmara Municipal de Manaus (CMM); o vice-almirante João Alberto de Araújo, comandante do 9º Distrito Naval, a jurista do Pleno da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Gisele Medina; o defensor público-geral, Rafael Barbosa, e o superintendente-adjunto de Operações da Suframa, Belarmino Lins.

 

Artigo anteriorSine Manaus oferta 120 vagas de emprego nesta segunda-feira, 3/2
Próximo artigoLula confirma primeira viagem internacional após cirurgia na cabeça; veja destino