O Governo do Amazonas lançou nesta terça-feira (15) o Programa Telessaúde para reduzir a fila de espera no Sisreg (Sistema de Regulação). Pacientes cadastrados no sistema podem ter atendimento médico em consultas virtuais, em casa.
De acordo com o governador Wilson Lima, o programa terá capacidade para oferecer até 20 mil teleconsultas por mês. O telessaúde complementa serviço lançado em fevereiro de assistente virtual com inteligência artificial que envia mensagens aos pacientes do Sisreg sobre o agendamento de consultas e exames.
“Nós estamos saindo de 11 mil consultas mês para 31 mil consultas. Só do Telessaúde serão mais 20 mil consultas. A nossa meta, daqui a 60 dias, no máximo, é que o paciente não espere mais de 15 dias para receber atendimento nas doze principais especialidade que são demandadas do nosso complexo regulador”, disse Wilson Lima em entrevista coletiva na solenidade de lançamento do programa.
Segundo o governador, 600 consultas estão agendadas por meio da nova ferramenta. Inicialmente, o serviço será para pacientes registrados no Sisreg.
“O atendimento pode ser feito da casa do paciente. Ele tem a marcação dele no Sisreg e nossa assistente virtual vai perguntar pra ele se aceita fazer a consulta presencial. Ele vai dar um prazo ou se ele aceita fazer por telessaúde. Se ele aceita por telessaúde, ele automaticamente recebe o aplicativo, o login e também senha e, com hora marcada, para fazer esse atendimento”, explicou o governador.
O atendimento remoto inclui telediagnósticos com emissão de laudos médicos de forma mais ágil. Entre as especialidades oferecidas estão: dermatologia, urologia, endocrinologia, psiquiatria, cardiologia, ortopedia, neuropediatria, pediatria, ginecologia, psicologia e nutrição.
O acesso às consultas pode ser feito por celular ou notebook. Para pacientes com dificuldade de acesso à tecnologia, serão disponibilizadas salas específicas em policlínicas e nos Caic (Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente) da rede estadual.
Nayara de Oliveira Maksoud Moraes, secretária de Saúde do estado, informou que, além de Manaus, os municípios do interior também estão recebendo equipes da secretaria para a instalação das salas de telessaúde. A expectativa é que, até agosto, todos os municípios estejam com o serviço estruturado.