A terceira edição da ‘Amazônia das Palavras’ chega em Novo Aripuanã com doação de livros e oficinas literárias

Como ação de incentivo ao acesso aos livros e à literatura, o Amazônia das Palavras terceira Edição realiza a doação de livros, de diversos autores e gêneros, às bibliotecas das escolas, além de promoverem sessões de Oficinas Literárias.

“É uma atividade que introduzimos na terceira edição para que os estudantes tenham o hábito do contato físico com os livros, o toque, o cheiro, o fascínio que é folhear um livro e descobrir histórias, novos mundos e principalmente, desenvolver a leitura e a escrita”, destaca Fernanda Kopanakis, Coordenadora do Amazônia das Palavras Terceira Edição.

Em Porto Velho/RO, as duas escolas receberam os volumes dos livros, e ao descer o rio Madeira, as cidades de Humaitá e Manicoré tiveram a satisfação de ampliar as bibliotecas das escolas participantes.

Em Manicoré, o Amazônia das Palavras aconteceu nesta segunda, 06 de maio, na Escola Estadual Hermenegildo de Campos, com as 07 Oficinas Literárias durante os períodos matutino e vespertino e, a noite, a Aula Magna, desta vez ministrada pelo escritor Yaguarê Yamã com o título de Identidade Amazônica, e encerrando com o espetáculo de circo com o palhaço Xuxu, Silêncio Total – Vem chegando um Palhaço.

Na entrega dos livros doados pelo projeto, a equipe de professores da Escola Estadual Hermenegildo de Campos fez questão de participar da solenidade, e todos se mostraram extremamente contentes.

Recebidos pela pedagoga Soreia Ribeiro, representando a gestora da escola Elba Barbosa de Macêdo, o momento foi marcado pela emoção. “Nos sentimos orgulhosos de podermos representar a nossa escola na entrega, o que com certeza irá ser muito valioso para os nossos estudantes e professores” enfatizou a professora Soreia, lembrando “que o ato de ler é que possibilita o crescimento pessoal e o enriquecimento cultural da educação”.

Entre os livros doados, está o de fotografia da primeira edição do projeto em 2018, Amazônia das Palavras: escritas – faladas – cantadas e contadas., com organização de Nubia Melhem Santos, José Jurandir da Costa.

Alguns dos oficineiros também tem obras doadas, como Teatro Hip-Hop: a performance poética do ator-MC, de Roberta Estrela D’Alva; Mapinguary – O Dono dos Ossos, Contos da Floresta, e Sehaypori –  O Livro Sagrado do Povo Sateré, do escritor Yaguarê Yamã; Cartilha Anima Escola, de Marcos Magalhães; Pequenas conquistas perdidas, do poeta Dori Carvalho; Cinema: uma janela mágica, de Bete Bullara e Marialva Monteiro, e Uma varanda no meio do Rio, do músico amazonense Thiago Thiago de Mello.

O homenageado da terceira edição, o escritor Márcio Souza, tem seu livro História da Amazônia. Do período pré-colombiano aos desafios do século XXI, também tem agora a sua obra nas bibliotecas das escolas ao longo do Rio Madeira.

De acordo com a coordenadora do Amazônia das Palavras Terceira Edição, Fernanda Kopanakis, que também teve seu livro Mulher entre linhas doado, a atividade “só foi possível com a aprovação do projeto pela Lei Rouanet, o que nos autorizou e buscar investimentos junto à iniciativa privada, e agradecemos imensamente ao Ministério da Cultura e ao Google, nosso patrocinador, pela oportunidade de ampliar as bibliotecas escolares”.

Confira outros livros e autores doados às escolas pelo Amazônia das Palavras Terceira Edição:

  • Das Ruas para as Escolas, das Escolas para as Ruas. Slam Interescolar/SP – Emerson Alcalde (Org.).
  • Amazônia: histórias de beira de rio. Leo Ribeiro.
  • Manual de Animação. Richard Williams.
  • Por que a Moda é fútil?: uma obra para leigos, apaixonados e curiosos. Giovanna Amorim.
  • O cérebro e a moda. Nathalia Anjos.
  • CD de poesia Entre barras e rios. Dori Carvalho.
  • Diaruí. Antônio Cândido da Silva.
  • Vila Amazônia. Antônio Cândido da Silva.
  • Futuro Ancestral. Ailton Krenak.
  • HQ Super Zé. José Roberto Torero.
  • Um cara como outro qualquer. José Roberto Torero.
  • Cascudinho – O peixe contador de histórias. José Bessa.
  • Dois Irmãos (HQ). Milton Hatoum.

O Amazônia das Palavras desenvolve nesta quarta, 8, as atividades na Escola Estadual Julieta Lopes de Albuquerque.

O Projeto conta com o patrocínio do Google, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

Marketing Cultural: BFV Cultura e Esporte Apoio Cultural: Da Gaveta Produções, Byor Filmes, Agojie – Blacks Conscientes Bravos , Acapulco Filmes e INCENTIV

Realizaçāo Associaçāo Mapinguari

 

 

 

Artigo anteriorJovem é morto com 50 tiros dentro da própria casa em Manaus
Próximo artigoMaio Amarelo: Governo do Amazonas, TJAM e OAB-AM abrem campanha com foco na paz no trânsito