Rio – Uma bebê de 8 meses morreu, neste domingo (10), em Realengo, Zona Oeste, ao ser deixada em casa pela mãe com o irmão de apenas 5 anos. A mulher, que foi presa, disse que deixou as duas crianças para ir a um baile funk no bairro. A suspeita é de que a vítima tenha morrido por engasgo.
Segundo a Polícia Civil, a mulher, mãe de outras três crianças, disse que deixou os dois filhos sozinhos em casa por volta de 2h, para ir à Praça da Cohab e, em seguida, ao baile na comunidade Jardim Novo.
Por volta das 8h30, a acusada retornou e ouviu de vizinhos que a bebê estava imóvel, sem respirar. A criança foi levada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Magalhães Bastos, onde, de acordo com a equipe médica, já chegou sem vida. Vizinhos afirmaram que era corriqueiro a mãe deixar os filhos sozinhos em casa.
Os agentes prenderam a mulher em flagrante pelo crime de abandono de incapaz qualificado pelo resultado morte. A pena prevista é de reclusão de quatro a 12 anos.
“Ela foi localizada e presa por policiais militares e civis na UPA. E nós seguimos para outras diligências, como fazer a perícia na residência dela e ouvir testemunhas, como vizinhos e familiares”, disse o delegado Alexandre Cardoso, titular da 34ª DP.
Os policiais que foram à casa da mulher verificaram ainda que o ambiente tinha condições insalubres e inadequadas para as crianças. Por isso, instauraram um procedimento para apuração de eventuais maus-tratos contra o filho mais velho.
O caso foi encaminhado ao Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e ao juízo competente. O Conselho Tutelar também acompanha o caso.