Um cachorro da raça Golden Retriever, com 5 anos de idade, faleceu durante o transporte aéreo pela Gollog, uma subsidiária da companhia aérea Gol. O trágico incidente ocorreu devido a um erro na rota no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
Originalmente, o cachorro chamado Joca deveria ser transportado de São Paulo para Sinop, no Mato Grosso, onde seu tutor o aguardava. No entanto, por um erro da empresa, Joca foi enviado erroneamente para Fortaleza, capital do Ceará, e depois foi trazido de volta para Guarulhos.
A família acusa a empresa de negligência, alegando que o cachorro não recebeu os cuidados adequados. Por outro lado, a Gol afirma que acompanhou o pet e que o falecimento foi inesperado, ocorrendo já em São Paulo.
“Eles colocam água em um negocinho que o cachorro tem que passar a língua para tirar água. Um cachorro daquele tamanho, com 47 quilos, não dá para acreditar nisso. Aí eles colocaram o cachorro de volta sem nenhuma avaliação, sem nenhum veterinário examinar o animal”, contou Marcia Martin, mãe de João, tutor do Joca.
“Nem estabilizaram o cachorro, nem levaram para um lugar refrigerado, nem andaram um pouquinho com ele para ver como ele estava e mandaram de volta. Quando chegou aqui em Guarulhos, eles demoraram de 30 a 40 minutos e meu filho perguntando o que aconteceu, cadê meu cachorro?”, completou.
Após chegar em Sinop, João Fantazzini, tutor do cachorro chamado Joca, perguntou onde poderia buscar seu animal de estimação no espaço da Gollog. No entanto, ele foi informado de que Joca havia sido enviado por engano para Fortaleza, e João teria que voltar para São Paulo para encontrá-lo.
Ao retornar ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, João fez uma descoberta trágica: Joca estava morto dentro do canil da empresa. De acordo com o atestado de óbito, o cachorro faleceu devido a uma parada cardiorrespiratória, mas os motivos específicos ainda não foram esclarecidos.
A Gol, por sua vez, emitiu uma nota explicando que ficaram surpresos com a morte de Joca, pois ele havia recebido cuidados da equipe em Fortaleza. A empresa também justificou que o envio incorreto para Fortaleza foi resultado de uma falha operacional. Fotos do animal foram enviadas para o tutor durante a parada, e João optou por retornar a Guarulhos para encontrar seu pet.
“Nos solidarizamos com o sofrimento do tutor do Joca. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente a perda do seu animal de estimação”, disse a nota.
Confira nota completa da Gol
“A GOL lamenta profundamente o ocorrido com o cão Joca e se solidariza com a dor do seu tutor. A Companhia informa que o cão Joca deveria ter seguido para Sinop (OPS), no voo 1480 do dia 22/04, a partir de Guarulhos (GRU), porém, por uma falha operacional o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza (FOR).
Assim que o tutor chegou em Sinop, foi notificado sobre o ocorrido e sua escolha foi voltar para Guarulhos (GRU) para reencontrar o Joca.
A equipe da GOLLOG na capital cearense desembarcou o Joca e se encarregou de cuidar dele até o embarque no voo 1527 de volta para Guarulhos (GRU). Neste período, foram enviados para o tutor registros do Joca sendo acomodado de volta na aeronave. Infelizmente, logo após o pouso do voo no aeroporto de Guarulhos (GRU), vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do animal.
A Companhia está oferecendo todo o suporte necessário ao tutor e a apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com prioridade total pelo nosso time. Nos solidarizamos com o sofrimento do tutor do Joca. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente a perda do seu animal de estimação.”