Início Agenda Cultural Carnaval 2026: Desfile das escolas de samba em Manaus começa nesta sexta...

Carnaval 2026: Desfile das escolas de samba em Manaus começa nesta sexta (13); veja ordem das apresentações

Notícias de Manaus – O Carnaval de Manaus começa nesta sexta-feira (13) com os desfiles das escolas de samba do Grupo de Acesso A no Sambódromo. Nove agremiações entram na avenida a partir das 21h, dando início à programação oficial do carnaval amazonense.

A competição deste ano terá mudanças importantes no regulamento. Em decisão tomada em janeiro, os dirigentes das escolas do Grupo Especial definiram que não haverá rebaixamento na elite do carnaval em 2026. Com isso, as oito agremiações permanecerão na divisão principal.

Pelas regras aprovadas, a campeã e a vice-campeã do Grupo de Acesso A garantirão vaga no Grupo Especial em 2027. Assim, a elite do carnaval de Manaus passará a ter dez escolas a partir da próxima edição.

Programação será dividida em dois dias
Os desfiles seguem um cronograma dividido entre os dois principais grupos. O Grupo de Acesso A abre a programação nesta sexta-feira (13), enquanto o Grupo Especial entra na avenida no sábado (14), com início previsto para as 20h.

A apuração das notas que definirão as campeãs será realizada na segunda-feira (16), a partir das 14h, também no Sambódromo.

Ordem de desfiles do Grupo de Acesso A
As apresentações do Grupo de Acesso A acontecem ao longo da madrugada de sexta para sábado, com nove escolas disputando as duas vagas que garantem acesso à elite do carnaval em 2027.

A ordem dos desfiles é a seguinte:

21h às 21h50 – Leão do Barão Açu

21h50 às 22h40 – Dragões do Império

22h40 às 23h30 – Beija-Flor do Norte

23h30 às 0h20 – AC Cidade Alta

0h20 às 1h10 – Mocidade Independente do Coroado

1h10 às 2h – Tradição Leste

2h às 2h50 – Império do Havaí

2h50 às 3h40 – Meninos Levados

3h40 às 4h30 – Sem Compromisso

As duas melhores colocadas sobem para o Grupo Especial em 2027.

Enredos do Grupo Especial prometem diversidade temática
No sábado (14), o Sambódromo recebe as oito escolas do Grupo Especial, que levarão à avenida enredos com temas que misturam cultura regional, história, espiritualidade e homenagens a personagens da Amazônia.

A programação começa às 20h com a escola Presidente Vargas, que abre a noite com o enredo “Com Uma Flecha e Um Sonho: Isabelle Nogueira, a Força da Mulher Amazônica”. A proposta é destacar o protagonismo feminino na região.

Em seguida, a Andanças de Ciganos comemora os 50 anos de fundação com o enredo “Os Ciganos contam suas andanças – 50 anos de história”.

PUBLICIDADE

A terceira escola a desfilar será A Grande Família, com o tema “Maracanaú – O Galo Faceiro e o Chamado de São João”, que leva para a avenida elementos das festas juninas.

Espiritualidade, história e homenagens na avenida
A madrugada do sábado para domingo será marcada por enredos com forte ligação com a cultura amazônica.

A Reino Unido da Liberdade apresenta o tema “Salve os caboclos da floresta! Da coroa de Vodum aos contos do Mestrinho”, com destaque para elementos da espiritualidade popular.

A Mocidade Independente de Aparecida entra na avenida com o enredo “Do Velho ao Novo, Para Sempre Airão”, exaltando a história e as riquezas naturais do município.

Já a Vila da Barra promete um espetáculo lúdico com o tema “A Ópera dos Imortais”.

Últimas escolas encerram o desfile
As duas últimas apresentações do Grupo Especial trazem enredos com foco em personagens e obras marcantes da região.

A Vitória Régia desfila com o enredo “O Filho da Ilha que encanta o Amazonas”, em homenagem ao ex-prefeito de Parintins, Bi Garcia.

Encerrando a programação, a Unidos do Alvorada leva para a avenida o tema “Uma estrada, uma vida, um sonho: O Alvorecer da 319”, que aborda a história da rodovia federal BR-319 e sua importância para o estado.

Ordem de desfiles do Grupo Especial
A sequência das apresentações do sábado será:

20h às 21h10 – Presidente Vargas

21h20 às 22h30 – Andanças de Ciganos

22h40 às 23h50 – A Grande Família

0h às 1h10 – Reino Unido da Liberdade

1h20 às 2h30 – Mocidade Independente de Aparecida

2h40 às 3h50 – Vila da Barra

4h às 5h10 – Vitória Régia

5h20 às 6h30 – Unidos do Alvorada

Com a expectativa de arquibancadas cheias e disputas acirradas, o Carnaval na Floresta inicia mais uma edição com mudanças no regulamento e enredos voltados à identidade cultural da Amazônia.

 

Artigo anteriorMulher cúmplice de piloto preso por pedofilia deu golpe em tia doente
Próximo artigoDetran-AM: Operação autua influenciador digital por série de infrações de trânsito