MANAUS — Uma mulher de 40 anos foi presa em flagrante, na madrugada de domingo (29), em uma casa de prostituição em Itapiranga (município a 226 quilômetros de Manaus) por exploração sexual de uma adolescente de 16 anos. O estabelecimento, no bairro Novo Horizonte, foi interditado.
De acordo com o delegado Aldiney Nogueira, da 38ª DIP (Delegacia Interativa), a polícia foi até o local, conhecido como “Campo de Aviação”, por volta de 2h após receber denúncias de que havia sido instalado um prostíbulo no município e que adolescentes poderiam estar sendo exploradas sexualmente no local.
Além de policiais civis e militares, a ação teve a participação de agentes da Guarda Civil Municipal e conselheiros tutelares. No local, que funciona como uma espécie de bar, os agentes conversaram com algumas jovens que confirmam a oferta de ‘programas’.
Uma das meninas aparentava ter menos de 18 anos, mas não portava documento de identificação. Inicialmente, ela afirmou que tinha 17 anos. Na delegacia, os policiais verificaram que ela tinha 16 anos. Ela foi apreendida e agora está sob os cuidados do Conselho Tutelar.
A proprietária do local foi conduzida à delegacia e autuada pelo crime de exploração sexual de adolescente. A polícia apurou que ela também tem outro estabelecimento da mesma natureza no município de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus).
De acordo com Aldiney, a investigação começou há dois meses. Nesse período, a casa de prostituição mudou de endereço. “Só conseguimos agir agora porque o estabelecimento mudou de endereço pelo menos duas vezes”, afirmou Aldiney.
Nos últimos meses, o município recebeu milhares de trabalhadores procedentes de outros estados que atuam em um empreendimento de exploração de gás natural. De acordo com o delegado, o elevado número de trabalhadores atrai esse tipo de estabelecimento.
“Porém, deve restar certo e claro a todos que a exploração sexual é crime e a exploração sexual de adolescentes possui pena ainda maior”, afirmou Nogueira.
O delegado orienta que a população denuncie casos de exploração sexual pelo Disque 100.