MANAUS – O empresário Severino Gomes das Mercês, de 69 anos, foi morto a tiros na madrugada desta quinta-feira (17) dentro de casa, na Rua José Praxedes, Conjunto Duque de Caxias, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus. Cinco homens invadiram a residência por volta das 4h e atiraram à queima-roupa em Severino. A neta dele, que mora com o avô, não foi atingida.
A ação dos bandidos foi registrada por câmera de monitoramento na rua. Um deles chega de moto enquanto outros quatro estão em um carro modelo Polo Sedan cinza. Todos usavam balaclavas. O da moto estava de capacete.
O delegado Gerson Oliveira confirmou que os criminosos não levaram nenhum objeto da residência. Segundo ele, isso indica que o crime foi uma execução premeditada. “Foi uma ação direcionada à vítima. Eles não tentaram agredir mais ninguém nem subtrair nada da casa. Trouxeram até uma maleta com ferramentas, provavelmente para facilitar o acesso, e deixaram esse objeto para trás”, disse Gerson Oliveira.
Segundo o delegado, os tiros foram com arma de calibre 9mm. “Ele ainda tentou reagir e chegou a ir à sala com a neta, mas foi surpreendido e alvejado ali mesmo”, relatou. Ainda de acordo com o delegado, uma porta dos fundos da casa foi arrombada com uso de ferramentas levadas pelos criminosos.
A polícia também apura se Severino possuía alguma arma registrada. Familiares informaram que ele mantinha há anos um revólver calibre 38 para defesa pessoal.
Conhecido entre vizinhos como uma pessoa tranquila, Severino era proprietário de uma loja de material de construção e, segundo o delegado, não havia qualquer registro de ameaça anterior. “A motivação ainda é desconhecida, mas a hipótese de roubo está afastada neste momento. Seguimos apurando outras possíveis causas para esse crime”, disse Gerson Oliveira.
As imagens da câmera de monitoramento serão analisadas para identificar os suspeitos.