De 43,2 toneladas de drogas apreendidas no AM, 65% são maconha

Apreensão de drogas no Amazonas em 2024 foi 60% maior que 2023 (Foto: Divulgação/SSP-AM)

O Amazonas bateu recorde na apreensão de drogas em 2024. De janeiro a dezembro foram 43,2 toneladas de entorpecentes em todo o estado. O quantitativo é o dobro das apreensões realizadas pelos demais estados da Região Norte juntos.

Segundo dados do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública da SSP-AM (Secretaria de Segurança Pública do Amazonas), em comparação com as apreensões em todo o país, o estado registrou aumento de 5,3%. Entre as unidades da federação da Região Norte, a alta foi de 39%. Em relação ao ano de 2023, o volume de apreensões alcançado em 2024 é 60% maior.

No estado, a maconha corresponde a 65% das apreensões de drogas. Foram apreendidas 28,1 toneladas da droga. A cocaína corresponde aos 35% restantes, o equivalente a 15 toneladas de material ilícito. O quantitativo é o dobro do apreendido em todo ano de 2023, quando as forças de segurança retiraram de circulação 7,8 toneladas desse entorpecente.

Em agosto, somente em uma operação, ação conjunta entre as polícias Civil e Militar resultou na interceptação de 4,3 toneladas de cocaína e pasta-base de cocaína no município de Benjamin Constant (a 1.121 quilômetros de Manaus), na calha do Rio Solimões. A apreensão foi a maior realizada na história do Amazonas.

Os municípios do interior concentraram a maioria das apreensões, que correspondem a 77% dos números. Em uma das ações, as forças de segurança apreenderam 1,5 tonelada de maconha tipo skunk.

A ocorrência foi registrada nas proximidades do município de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus). A droga foi encontrada escondida dentro de tanques usados para realizar o transporte de combustível.

Artigo anteriorDetran-AM dá dicas para começar o ano com documentações e veículos em dia
Próximo artigoCachorro fica preso em painel de carro e é resgatado por bombeiros