O deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) afirmou em denúncia à Polícia Federal que sofreu coação da Polícia Militar do estado em abordagem na zona leste de Manaus na noite de quinta-feira (4). Amom Mandel afirma que não sente que o Estado do Amazonas tenha hoje a capacidade de garantir e resguardar sua integridade física e procurou a PF para pedir proteção.
No Boletim de Ocorrência na PF, Amom relata que foi tratado com truculência e sofreu intimidação dos policiais militares. O deputado atribui a atitude à denúncia que fez à PF em dezembro de 2023 sobre envolvimento de integrantes da alta cúpula da Secretaria de Segurança Pública com o tráfico de drogas. Segundo ele, as suspeitas constam em um relatório da Seai (Secretaria Adjunta de Inteligência) do Governo do Amazonas.
Ainda conforme Amom, no mesmo período em que teve acesso às informações, sites de notícias divulgaram que o irmão de um narcotraficante trabalhava na Secretaria de Segurança Pública.
Amom disse que desde o dia em que fez a denúncia “uma série de episódios de intimidação se sucederam”, incluindo a divulgação de informações da família dele.
Na noite de quinta-feira, conforme o Boletim de Ocorrência, Amom relata que os policiais alegaram que a abordagem que ocorreu porque uma das lanternas do carro estava queimada.
Segundo Amom, ao serem questionados sobre o motivo do tratamento truculento, os agentes “retrucaram, ironizaram e perguntaram” se ele queria falar com o comandante-geral da Polícia Militar.
O deputado também disse que estranhou o fato de um oficial presente no local ligar para integrantes do alto comando da PM. Ele disse que, em razão disso, acionou o secretário de Segurança Pública e pediu providências imediatas.
Amom Mandel registrou no B.O que o secretário de Segurança, Marcos Vinícius de Almeida, e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Roberto Cidade, tentaram dissuadi-lo a procurar a Polícia Federal.
Amom revela no boletim que gravou as ligações das autoridades para assegurar sua defesa. O deputado alega que ele e sua família sofrem ameaças por enfrentar o tráfico de drogas.
Confira a denúncia do deputado na íntegra no Boletim de Ocorrência.