Detran-AM: Idosos e PcDs têm opção de obter credencial de estacionamento por meio de aplicativo

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) informa que, desde o dia 25 de outubro, idosos (acima de 60 anos) e pessoas com deficiência (PcDs) já podem emitir a Credencial de Estacionamento por meio aplicativo do Carteira Digital de Trânsito (CDT) e do Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

A Credencial de Estacionamento é um documento obrigatório para utilizar as vagas de estacionamento destinadas às pessoas idosas ou com deficiência. Antes, ela era emitida e precisava ser impressa para exibição no painel do veículo, visando à facilidade do usuário, agora pode ser digital.

O diretor-presidente do Detran-AM, Wendell Waughan, ressaltou a importância do serviço. “Acreditamos que cada iniciativa voltada para a inclusão é uma vitória para o nosso trânsito. Ficamos felizes com essa novidade que facilita a vida do cidadão. Esse novo serviço certamente irá beneficiar os moradores do nosso estado que necessitam dessa exclusividade”, comenta Wendell.

O Detran-AM avisa que o uso de vagas emdesacordo com as normas caracteriza infração grave prevista no art. 181, inciso XX do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com a perda de sete pontos na CNH e multa no valor de R$ 293,47.

Credencial

Para obter a Credencial de Estacionamento, basta acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, ir na aba “Condutor”, em seguida selecionar “Credencial de Estacionamento” e depois “Credencial de Idoso ou Credencial PCD”. Feito isso, toque em “Emitir Credencial”, aceite os termos e pronto, a sua credencial já estará ativa sem a necessidade da impressão.

E para vincular a credencial, basta selecionar a opção “Vínculo da credencial a veículo”, depois escolher entre veículo próprio ou de terceiro. Se for próprio, selecione o veículo e confirme, agora, se for de terceiro, informe a placa, o CPF do proprietário e um apelido. Após isso, toque em “Solicitar Vinculação” e confirme.

Importante ressaltar que o proprietário do veículo precisará aceitar a solicitação no aplicativo CDT, acessando “Veículos”, entrando em “Credencial de estacionamento digital” e aceitando o vínculo pendente de aceite.

A credencial de estacionamento, que antes tinha validade de cinco anos, agora será vitalícia para os idosos. No caso de pessoas com deficiência, a autorização será mantida enquanto constarem na base do Registro de Referência da Pessoa com Deficiência.

Artigo anteriorCriminosos invadem residência, matam mulher e deixam homem gravemente ferido na Zona Leste de Manaus
Próximo artigoJulgamento do caso Marielle Franco: veja quem são os acusados, depoimentos e mais detalhes