Festival de Parintins 2024: Detran-AM promove treinamento de agentes de trânsito que atuarão no evento

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio da equipe de Fiscalização, promoveu, entre terça e quarta-feira (18 e 19/06), um treinamento de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e de primeiros socorros voltado aos agentes que irão atuar durante o 57º Festival Folclórico de Parintins.

O treinamento aconteceu na sede do Detran-AM, localizada na avenida Mário Ypiranga, 2.884, bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul da capital.

Segundo a agente de trânsito, Andreza Vieira, o Detran-AM, além de desenvolver o plano de mobilidade para o festival, atuará em conjunto com as Forças de Segurança do estado, com o propósito de aumentar a segurança viária, evitando assim possíveis acidentes.

“Sabemos que o festival irá atrair uma grande demanda de visitantes. Com essa instrução, os nossos agentes estarão mais seguros, pois o treinamento também engloba a parte de autoatendimento, além da possibilidade de salvar outras vidas”, comenta a agente, que também atuou como coordenadora do treinamento.

Capacitação

As aulas foram ministradas pelo sargento do 2º Batalhão de Choque da Rocam do Amazonas, Juares Neto, e tiveram carga horária de 12 horas. Para ele, essa ação será de muita valia, pois os participantes puderam aprender sobre primeiros socorros e estão mais capazes para salvar vidas.


“Os alunos puderam receber conhecimentos práticos e teóricos sobre as principais medidas a serem tomadas nos casos de urgência, tais como salvamento, controle de hemorragias, aplicação de manta térmica, algumas instruções de desobstrução de vias aéreas, dentre outras”, detalha o sargento.

Um dos participantes, foi o agente de trânsito Sancle Abreu. Para ele, a atividade é de grande utilidade para a carreira. “Qualquer curso que priorize a vida das pessoas é de grande relevância. Com todo esse conhecimento, teremos mais segurança e poderemos agir de forma mais imediata e confiante em alguma urgência que envolva riscos de saúde”, finaliza Sancle.

Artigo anteriorProjeto “A Arte do silêncio” promove teatro inclusivo para surdos em Manaus
Próximo artigoProjeto ‘A arte do silêncio’ promove nesta sexta teatro inclusivo para surdos em Manaus