O Festival de Parintins é um espetáculo de arte popular que ganha formas, cores e brilhos pelas mãos criativas e talentosas de seus artistas. A partir de sementes, cipós, penas artificiais, tintas, madeiras e outros materiais naturais, surgem acessórios e adereços que incorporam traços da cultura indígena. As peças tradicionais também são inspiradas nos bois Caprichoso e Garantido que alcançam protagonismo no evento folclórico, considerado um dos principais do Brasil e o maior a céu aberto do mundo.
Com expectativa de recorde de público nesta edição, os preparativos dos artistas começaram mais cedo na Ilha da Magia. Para 2024, a projeção é de que R$ 150 milhões sejam injetados na economia com a chegada de 120 mil turistas para acompanhar a disputa icônica entre os bois. Parte da popularidade da festa foi alcançada pela presença da cunhã-poranga da nação vermelha e branca, Isabelle Nogueira, no BBB 2024.
“Esse ano começou atípico com a evidência nacional do festival, os primeiros pedidos chegaram ainda no Carnaval, incluindo de grandes marcas. Firmei parceria e estou focado na produção em grande escala sem perder a exclusividade”, disse o artista visual Irlan Carvalho, que atua desde 2015 com a pintura de camisas em Parintins, onde cria verdadeiras obras multicoloridas.
Irlan contou que foi preciso garantir estoque para a temporada dos eventos bovinos que antecedem a grande festa e prevê nova reserva para atender a demanda durante a festividade. Ele comemorou a alta procura de produtos artesanais destacando que o período é uma oportunidade para gerar emprego e renda em Parintins.
Referência pelo trabalho personalizado com produção de blusas imersas de temática amazônica e pinturas envolvendo os bois, o artista reforçou que seu diferencial é criar peças únicas.
“Temos uma cartela de possibilidades disponíveis, mas deixamos o cliente à vontade para trazer suas ideias, porque ele é a nossa maior inspiração. Hoje temos clientes que têm sua própria arte e só vamos renovando. O nosso trabalho é 100% manual feito com a tinta em tecido de algodão de qualidade com ou sem pedraria”, explicou.
Sobre as novidades para esta edição, o artista amazonense adiantou que, além das camisas, está investindo na produção de batas e vestidosde material regional para ofertar outras possibilidades de pintura manual ao público.
Alto acabamento e delicadeza
Produzir acessórios com alto acabamento e delicadeza é o principal lema da artesã parintinense Jocila Cruz, que trabalha com biojoias desde de 2016. Ela investe em materiais como o fio de rami dourado – que é a base e identidade do seu trabalho – além de sementes do açaí, madeira, courino e penas artificiais que viram arte em seu ateliê.

“A produção de cada peça envolve muita emoção, exclusividade e respeito à ancestralidade e ao cliente, que participa de todo o processo. Gosto de bons produtos e quero oferecer o mesmo, ou seja, acessórios e adereços que considero perfeitos e de qualidade”, declarou.
“O fluxo aumentou em relação ao ano passado, estou com a agenda lotada desde o carnaval e devo trabalhar até nos dias do festival. Percebemos essa movimentação maior e estamos muito felizes”, destacou Jocila.
Pegada indígena
Quem também comemorou a visibilidade da festividade e o aumento antecipado na demanda por acessórios e adereços foi a artesã Amazylies Chixaro, que é referência no artesanato fino e elegante na cidade. “Este ano a procura está deslanchando e nós como artistas dependemos de ‘montar’ uma criação que seja visualizada, então, está sendo maravilhoso e a expectativa é a melhor”, reforçou.
Natural de Manaus, ela atua há quatro anos na produção de maxis colares e brincos exuberantes que remetem à arte indígena. “O meu processo criativo tem uma pegada mais indígena e artesanal, onde busco usar materiais regionais e rústicos. Trabalho com fios, barbantes, cipós, palhas, madeiras, sementes amazônicas e penas artificiais. Tudo feito com máxima perfeição para valorizar os elementos”.
Serviços
Artista visual Irla Carvalho
Atende: Lua Moça e Ateliê Irlan Ro’car
Endereço: Avenida Amazonas, Centro – Parintins
Contato: Whatsapp (92) 99462-8122 / 99496-5370
Redes sociais: @luamoca e @irlanro.car
Artesã Jocila Cruz
Atende: Jocila Cruz Biojoias
Endereço: Rua Rio Branco 451, Centro – Parintins
Contato: WhatsApp (92) 99333-0296
Redes sociais: @cruzjocila
Artesão Amazylies Chixaro
Atende: Criare – Amazylies Chixaro
Contato: Whatsapp (92) 98408-6147
Redes sociais: @ac_criare
Amazonastur