O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), irá reforçar a estrutura de brigadas municipais em nove municípios. Ao todo, 943 equipamentos de combate às queimadas foram entregues ontem, sexta-feira (20/10), para reforçar o apoio às prefeituras nas ações.
O reforço prioritário será para nove municípios, que concentram juntos mais de 60% dos focos de calor registrados no estado. São eles Apuí, Boca do Acre, Canutama, Humaitá, Lábrea, Maués, Manicoré, Novo Aripuanã e Tapauá.
Segundo a secretária adjunta da Sema, Fabrícia Arruda, os materiais vão auxiliar os municípios nas primeiras respostas contra os sinistros. “Essa é mais uma iniciativa do Governo do Amazonas, com o intuito de fortalecer as brigadas municipais nos nove municípios prioritários de ação do Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Queimadas (PPCDQ). Com esse material, as brigadas vão poder dar uma pronta resposta no combate às queimadas”, ressaltou.
O investimento na aquisição de equipamentos e insumos para estruturar as brigadas é de mais de R$ 391 mil. Entre os itens entregues estão cantil, soprador, pinga-fogo, abafador, mochilas táticas e outros Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Outros materiais ainda devem ser entregues ao longo da próxima semana.
Além dos equipamentos, 153 brigadistas foram capacitados pelo Estado e estão em campo, sendo remunerados pelo projeto, para reforçar o combate junto às equipes do Corpo de Bombeiros.
A iniciativa tem apoio financeiro da Rewild e é executada com suporte da Fundação Amazônia Sustentável (FAS).