Lula critica plano de Trump para tomar controle de Gaza: “Quem cuida são os palestinos”

“A fala dele é incompreensível para qualquer ser humano”, afirmou o mandatário, defendendo que líderes mundiais devem agir com responsabilidade.

Nesta terça-feira (5), o presidente Lula (PT) concedeu entrevista às rádios Itatiaia, BandNews FM BH e Mundo Melhor, de Minas Gerais. Durante a conversa, ele criticou a declaração de Donald Trump, que sugeriu que os EUA assumissem o controle da Faixa de Gaza e relocassem a população palestina. Para Lula, a fala do presidente americano é “irresponsável” e desrespeita a soberania palestina.

“A fala dele é incompreensível para qualquer ser humano”, afirmou o mandatário, defendendo que líderes mundiais devem agir com responsabilidade. Ele destacou que cada país deve cuidar de seus próprios assuntos e que os palestinos devem decidir o futuro de Gaza. Segundo o presidente, o mundo precisa de “paz e não de frases de efeito”.

Lula classificou os ataques em Gaza como um genocídio e questionou a proposta de Trump. “Eu, sinceramente, não sei se os Estados Unidos, que fizeram parte disso, seriam o país para tentar cuidar de Gaza. Quem tem que cuidar de Gaza são os palestinos”, declarou.

O chefe de Estado brasileiro também reforçou a necessidade de um Estado palestino independente, nos mesmos moldes de Israel.

Artigo anteriorDetran-AM apresenta o novo presidente do órgão
Próximo artigoAntônia Fontenelle é condenada a pagar R$ 150 mil por homofobia