O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou, nesta quarta-feira (21), com o papa Francisco, no Vaticano. A primeira-dama, Janja, também estava presente. O presidente trocou abraço com o pontífice ao chegar no local.
Esse é o primeiro encontro presencial de Lula com o papa Francisco desde que o petista assumiu o seu terceiro mandato à frente da Presidência da República.
Antes da reunião, Lula disse que pretendia abordar temas como a fome, o meio ambiente, Mercosul e a guerra entre Rússia e Ucrânia.
Mais cedo, o chefe do Executivo se reuniu com o presidente italiano, Sergio Mattarella, além do ex-primeiro-ministro, Massimo D’Alema, e da secretária-geral do Partido Democrático Italiano, Elly Schlein.
Às 12h [horário de Brasília], ele tem um encontro marcado com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, uma das expoentes da extrema-direita mundial.
Seu último compromisso desta terça é com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, que declarou apoio ao mandatário nas eleições do ano passado. Eles vão se reunir às 18h [horário de Brasília].