A Câmara Municipal de Parintins deu início aos trabalhos da 19ª Legislatura na segunda-feira (17). Única mulher eleita para o atual mandato, Márcia Baranda (UB) também ocupa o cargo de vice-presidente da Casa, fortalecendo a representatividade feminina na política local.
Com uma trajetória marcada pelo compromisso com o desenvolvimento da cidade, ela promete lutar por uma Parintins mais igualitária e com mais oportunidades para todos.
Márcia está em seu segundo mandato como vereadora e, desde o início da sua jornada política, tem sido uma incansável defensora das mulheres.
No primeiro mandato, apresentou diversos requerimentos para garantir a inclusão feminina na saúde e educação, além de incentivar projetos voltados ao empreendedorismo feminino.
Com experiência empresarial, tino que herdou de seu pai Preto Buretama e sua mãe dona Vilma, Márcia tem participação ativa em campanhas políticas, incluindo candidaturas a prefeita e deputada federal.
Ela agora encara um novo desafio como vice-presidente da Câmara de Parintins.
Além de seu papel na política, Márcia Baranda também deixou sua marca na cultura local. Entre 2011 e 2013, foi presidente do Boi Bumbá Caprichoso, demonstrando sua liderança e compromisso com a identidade parintinense. Como parlamentar defende a cultura com firmeza e sabe da importância dos Bumbás Caprichoso e Garantido para a economia do município.
Outra grande referência para sua trajetória é Geminiana Campos Bringel, a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Câmara de Parintins na década de 60, e uma inspiração para seguir abrindo caminhos para a participação feminina no legislativo.
Determinada a fazer a diferença, Márcia Baranda reafirma seu compromisso com o município. “Trabalhar por uma Parintins mais igualitária, uma Parintins mais forte. Vamos seguir cada vez mais atentas à saúde e ao empreendedorismo. Eu sempre trabalhei e continuo a trabalhar para que as pessoas tenham sua independência financeira”, destacou a vereadora.
A solenidade que marcou o início da legislatura contou com a presença de diversas autoridades locais, representantes da sociedade civil e da população, que acompanharam a transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Câmara Municipal, incluindo a Rádio Câmara e a TV Câmara.