Maués alcança a 5ª posição regional nos indicadores do Programa Previne Brasil

Foto: Reprodução

O município de Maués (AM) alcançou destaque no ranking dos municípios brasileiros com melhor desempenho do Previne Brasil. O programa, executado no âmbito federal, avalia, a cada quatro meses, o desempenho da saúde nas cidades, a partir de 7 indicadores da Atenção Primária. Com a nota 9,89 posicionou-se no 5º lugar entre os 62 municípios do Amazonas.

O resultado, que encontra-se disponível no site do Ministério da Saúde, é referente ao Índice Sintético Final (ISF) do 2º quadrimestre de 2023.

Na avaliação da titular da Secretaria de Saúde de Maués, Franmartony  Firmo, que é enfermeiro, especialista em gestão pública em saúde, e durante a pandemia do coronavírus se destacou pelo atuação no combate à doença, além de ex-presidente do Conselho de Secretários Municipais do Amazonas, o resultado evidencia o esforço da gestão municipal, que precisou organizar uma força tarefa junto aos profissionais da Atenção Primária.

Após organizar a estrutura com equipamentos de suporte e capacitar os profissionais, a Secretaria de Saúde deu início ao processo de monitoramento nos distritos de saúde, a fim de identificar a situação de cada indicador.

“Seguindo orientação do prefeito Júnior Leite, semanalmente reuníamos com os coordenadores de distrito e diretores da Atenção Primária, montando um plano de ação para monitorar as fragilidades e dar o suporte necessário para que os coordenadores pudessem atingir todos os indicadores. Esse monitoramento permanece de forma quinzenal, por isso esse resultado é motivo de orgulho, pois ele é consequência da dedicação diária dos nossos profissionais”, comemora Franmartony.

O Previne Brasil é uma iniciativa que busca estruturar um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre a população e a equipe de saúde. Para chegar ao resultado, foram avaliados 7 indicadores: imunização, assistência ao pré-natal preconizado pelo menos 6 meses durante o período de gestação; realização de exames para sífilis e HIV na gestação, atendimento odontológico realizado na atenção primária à saúde das gestantes; assistência aos diabéticos e a garantia da solicitação e resultado do exame hemoglobina glicada, e mulheres com coleta de citopatológico na atenção primária à saúde.

Alcançado pela reportagem, o prefeito Júnior Leite, que está nos últimos preparativos para a realização do Sthorm Festival Maués neste fim de semana, disse que estava muito feliz com o resultado. “Estamos satisfeitos, primeiro por ter conseguido um indicador melhor do que no ano anterior, o que nos dá a expectativa de repasses melhores do governo federal por meio do programa Previne Brasil. Segundo porque o resultado alcançado é a tradução em números de um trabalho muito bem-feito, do cuidado de nossa administração com a população mauesense. Saúde é prioridade do governo municipal. Agradeço a cada profissional desse segmento pelo comprometimento e trabalho humanizado. Estamos no caminho certo. Maués é referência em Saúde”, destacou Júnior Leite.

Informações da Assessoria

Artigo anteriorCorpo de homem é encontrado em campo usado para fazer orações
Próximo artigoPL que propõe a criação de estacionamento destinado às bicicletas avança na CMM