A capital amazonense amanheceu nesta quarta-feira (20) com os prédios e as ruas cobertas de fumaça, vinda principalmente de queimadas do Sul do Amazonas.
Os habitantes de Manaus compartilharam em suas redes sociais, o incômodo com a fumaça e também com o forte cheiro de queimado que tomou conta da cidade. Por meio de fotos e vídeos, a população pede a preservação da Amazônia e também que cessem as queimadas à floresta.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nas últimas 48 horas, o Amazonas registrou 265 focos de incêndio.
Porém, em meio ao calor e a fumaça, a chuva caiu e piorou o clima para a população que sofre de algum problema respiratório. A previsão do tempo indicada pelo Inmet mostrava muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas na cidade, com temperatura mínima de 26°C e máxima de 35°C, o que não ameniza a situação.
Outra condição climática inusitada para a Região, foram os relatos dos moradores do bairro Tarumã, na zona Oeste da capital amazonense. Vídeos circulam pelas redes sociais mostrando que em alguns lugares a chuva veio com granizo.
A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é que a população use máscara, tome bastante água, umidifique os ambientes e mantenha portas e janelas fechadas.
VEJA: