‘Nem com 81 assinaturas eu pauto impeachment de Moraes’, diz Alcolumbre

'Nem com 81 assinaturas eu pauto impeachment de Moraes', diz Alcolumbre (Foto: Senado)

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), afirmou nesta quinta-feira (7) que a oposição não deve esperar que ele coloque em pauta o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Alcolumbre disse que não há chance de isso acontecer.

“Nem se tiver 81 assinaturas, ainda assim não pauto impeachment de ministro do STF para votar”, afirmou Alcolumbre ao jornal O Estado de S. Paulo. Segundo o jornal, o presidente do Senado deu a declaração com tom irritado.

Nessa quinta-feira, o senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado, afirmou que o pedido de impeachment de Moraes já havia reunido 41 assinaturas. “O Senado, na sua maioria, entendeu que há necessidade da abertura desse processo”, disse ele.

Três das assinaturas são de parlamentares goianos: Jorge Kajuru (PSB), Wilder Morais (PL) e Pedro Chaves (MDB), que é suplente de Vanderlan Cardoso (PSD) e está no exercício do mandato.

Moraes já é alvo de ao menos 30 pedidos de impeachment que tramitam no Senado. Caso um dos pedidos seja admitido, será a primeira vez que o Senado analisará um pedido de impeachment contra um ministro da Suprema Corte.

Desde que Moraes determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a oposição tem pedido a aprovação do chamado “pacote da paz” — entre as propostas, está o impeachment do ministro do STF, o projeto que anistia aos envolvidos nos atos criminosos de 8 de janeiro de 2023, e a PEC (proposto de emenda à Constituição) pelo fim do foro privilegiado.

O Estado de S. Paulo.

Artigo anteriorVeja momento exato que motociclista é atingido e morre carbonizado em Manaus
Próximo artigoCom 44% do corpo queimado, grávida diz ser grata por estar viva