O Santuário São José Operário, localizado no bairro Praça 14 de Janeiro, zona Sul de Manaus, celebra nesta quarta-feira, 19/3, os 25 anos de história da novena em homenagem a São José.
A expectativa é reunir milhares de devotos durante esta quarta-feira para momentos de oração, partilha do Evangelho, reflexões e adoração ao Santíssimo Sacramento. A novena a São José é realizada todo dia 19 de cada mês.
A programação conta com novenas nas primeiras horas da manhã e posteriormente às 12h, presidida por Dom Joaquim Hudson Ribeiro, Bispo Auxiliar de Manaus; às 16h, conduzida pelo pároco-reitor do Santuário, Pe. Francisco Lima; e às 19h, presidida por Dom Samuel Lima, também Bispo Auxiliar de Manaus.
Além disso, haverá uma procissão emhomenagem ao santo a partir das 17h. Toda a programação ocorre nas dependências do Santuário.
O tema deste ano tem como objetivo levar os fiéis a compreender ainda mais a exemplaridade da vida de José e aprofundar sua fé como discípulos missionários.
“Quando celebramos a Solenidade de São José, em primeiro lugar, situamos José na sua relação íntima e inseparável com a Encarnação, ou seja, o mistério pelo qual o Filho de Deus se fez carne e habitou entre nós, assumindo em tudo a nossa condição humana, menos o pecado. Desse modo, imediatamente relacionamos São José com Jesus e com toda a humanidade”, afirmou o pároco-reitor do Santuário, Pe. Francisco Lima.
Nas redes sociais, a expectativa entre os fiéis é grande. Comentários como “Viva São José!”, “Gratidão sempre aos milagres de São José” e “Piedosas súplicas em memória da vida recatada de São José com Jesus e com Maria. Estarei lá” mostram a devoção dos seguidores.
Devoção em Manaus
O Santuário, conhecido como “Casa de José”, reúne fiéis de todas as zonas de Manaus e da região metropolitana. São José tem uma íntima e histórica relação com a cidade de Manaus e o estado do Amazonas.
Além das celebrações atuais, em abril, os fiéis também irão comemorar o 10º aniversário da instalação do Santuário, instituído por vontade do Dom Sérgio Eduardo Castriani, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Manaus.