Operação Carga Pesada: Detran-AM autua mais de 2 mil caminhões por oferecer risco de acidentes de trânsito

Visando inibir e coibir infrações que comprometem a segurança viária, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio da equipe de Fiscalização, realizou, entre 1º de janeiro a 31 de outubro deste ano, 98 operações “Carga Pesada”. Ao todo, 2 mil veículos de grande porte foram autuados, tais como caminhões, reboques e semirreboques.

Deste quantitativo, 198 autuações foram em caminhões-tratores, responsáveis por puxar cargas pesadas, enquanto os caminhões que representam a maioria do transporte de carga foram 1.419 infrações. No segmento de reboques, foram contabilizadas 85, e os semirreboques, que atuam em conjunto com os caminhões, totalizaram 298 autuações.

Segundo o diretor-presidente do Detran Amazonas, Wendell Waughan, essas ações refletem o esforço contínuo do Detran-AM em assegurar que os veículos pesados circulem de maneira responsável e em conformidade com a legislação de trânsito.

“As ações que realizamos ao longo deste ano são parte de um compromisso com a segurança no trânsito e com a integridade das nossas vias. Por meio dessas ações, reforçamos nosso compromisso em melhorar a trafegabilidade no Amazonas e na redução dos acidentes envolvendo veículos pesados”, afirmou Wendell.

O diretor-presidente do Detran-AM também reforçou a importância de que empresas transportadoras e os próprios condutores façam sua parte no trânsito. “Existem ações que, se colocadas em práticas, podem reduzir muito os números de sinistros. Verificar a qualidade dos pneus, se as cargas estão devidamente presas, conforme manda a legislação, realizar as ultrapassagens de forma segura e correta e, principalmente, manter a atenção ao dirigir. O Detran Amazonas tem feito sua parte, mas é preciso que todos também tenham a consciência da necessidade de um trânsito mais seguro”, completou.

Fiscalização

As principais irregularidades encontradas pela equipe de Fiscalização do Detran-AM durante as operações foram: equipamento obrigatório em desacordo com a legislação (42), sem quaisquer uma das placas de identificação (35), sem equipamento obrigatório (30), lacre de identificação violado (28), mau estado de conservação (24), entre outros.

O coordenador-geral da Fiscalização de Trânsito da instituição, Arthur Cruz, salientou que as operações vão além de autuar os infratores, mas visam orientar os condutores e conscientizá-los sobre a importância da segurança viária.

“Estamos atentos a tudo que possa porventura comprometer a segurança de motoristas e pedestres. Afinal, no trânsito, a prioridade deve ser sempre a preservação da vida, por isso, estamos diariamente fazendo o nosso trabalho de conscientização e de fiscalização”, declarou Arthur.

 

Artigo anteriorEscritor indígena é reconhecido como Mestre de Cultura do Amazonas
Próximo artigoCadáver é encontrado carbonizado em ramal na Zona Oeste de Manaus