Operação da Polícia Federal resgata bebê brasileiro vítima de tráfico humano em Portugal

A bebê de 38 dias nascida em Valinhos, no interior de São Paulo, que foi vítima de tráfico humano e levada para Portugal no dia 24 de outubro foi encontrada pela polícia portuguesa, em parceria com a Polícia Federal (PF) do Brasil.

A PF prendeu preventivamente na segunda-feira (4) o empresário português Márcio Mendes Rocha suspeito de tráfico internacional de crianças no interior de São Paulo. Ele é suspeito de participar de um esquema que transportava recém-nascidos para o continente europeu.

A recém-nascida estava com o marido do empresário na cidade de Valongo, na região metropolitana de Porto, segundo a polícia portuguesa.

“A recém-nascida, vinda para Portugal em outubro, foi localizada pela Polícia Judiciária em boas condições de saúde, na companhia do cônjuge, tendo sido entregue em casa de acolhimento.”, afirmou a polícia do país.

Operação contra tráfico humano

O empresário Márcio Mendes Rocha foi preso na segunda, durante a Operação Deverra.

O Ministério Público de São Paulo denunciou à PF o caso de abandono da recém-nascida que foi localizada em Portugal. A bebê foi abandonada pela mãe no hospital e registrada como filho desse português, que já havia registrado outra criança recentemente.

Durante a investigação, descobriu-se que o homem usou documentos falsos para obter a guarda das crianças e planejava levá-las para o exterior.

Os suspeitos podem responder por registro falso, envio ilegal de crianças ao exterior e outros crimes, com penas de até 18 anos de prisão.

Artigo anteriorMesmo com vista, STF tem maioria para cassar mandato de Carla Zambelli
Próximo artigoHomem agride mulher brutalmente após show em Manaus