Visando a criação de estacionamento destinado às bicicletas em espaços públicos e privados de grande fluxo na cidade de Manaus, o Projeto de Lei (PL) nº456/2023, de autoria do vereador Peixoto (Agir) foi deliberado durante o expediente desta quarta-feira (04/10) na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A proposta tem como objetivo o estímulo do uso do modal na capital amazonense e também salvaguardar o veículo de quem já o utiliza. Com a aprovação conquistada, o projeto segue para a discussão na 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Casa Legislativa.
Para Peixoto, esta primeira aprovação mostra a boa vontade que os parlamentares têm em relação aos ciclistas que já atuam na cidade, assim como a popularização do uso da bicicleta. Ele reforça que a ideia é contribuir com o meio ambiente, com a possibilidade da diminuição da utilização dos carros nas ruas, e também, priorizar a qualidade de vida da população, seja para os usuários de bikes quanto para o restante da população ao diminuir a emissão dos gases dos veículos automotores.
“Como já sabem sou um defensor da causa e muito envolvido com tudo que possa melhorar a mobilidade urbana. E esse é um projeto que vem ao encontro e que acredito que possa realmente contribuir com o aumento do uso da bicicleta. Me alegra que o projeto avance, com a subscrição dos meus pares, o que reforça que o parlamento compartilhe das ideias de benefício que esses bicicletários vão trazer”, celebrou.
Pelo texto da lei, os espaços públicos de grande fluxo são os seguintes estabelecimentos: órgãos públicos municipais, shoppings centers, supermercados, estações de transporte público e terminais rodoviários, instituições de ensino públicas e privadas, hospitais, instalações desportivas privadas, museus e demais locais de natureza pública (teatro, cinemas, casas de cultura, entre outros similares), estacionamentos privados, locais destinados a hospedagem (hotéis, pousadas, albergues, entre outros), igrejas, templos e locais de cultos religiosos.
O autor do projeto também destaca que entre os objetivos da ação também encontra-se a vontade de contribuir com o aumento das ciclovias no município. Para ele, é necessário que a cidade de Manaus evolua, também, neste sentido.
“A nossa cidade ainda não é um exemplo de cidade amiga dos ciclistas, mas acredito que possamos mudar essa realidade e estou empenhado em ser um agente ativo para contribuir nesse sentido. Precisamos ter mais espaços destinados ao uso da bicicleta e os futuros bicicletários já são um passo para esse futuro”, complementa Peixoto.
Informações da assessoria