Nesta quinta-feira (13), a Polícia Federal (PF), em conjunto com a Polícia Civil do Amazonas, deflagrou a ‘Operação Incestum’, com o objetivo de combater crimes de estupro de vulnerável, além da produção, armazenamento e compartilhamento de material contendo cenas de abuso sexual infantil na internet. O alvo das investigações é um adolescente menor de 16 anos.
A operação foi iniciada após a identificação de arquivos com conteúdo de exploração sexual infantil circulando em plataformas online. Durante as investigações, as equipes conseguiram rastrear e identificar o suspeito, que atuava na disseminação desses materiais.
No decorrer da ação, a Polícia Civil apreendeu equipamentos eletrônicos e mídias de armazenamento utilizados pelo adolescente. Os dispositivos serão periciados para coletar evidências que possam embasar as medidas legais cabíveis.
A operação reforça o compromisso das forças de segurança no combate à exploração sexual infantil e na proteção de crianças e adolescentes, que são vítimas de crimes graves e que demandam ações rápidas e eficazes.