Menos de 24 horas após a fuga de 14 detentos da Penitenciária de Maués, no interior do Amazonas, as forças de segurança recapturaram o primeiro foragido. A prisão ocorreu no bairro Donga Michiles, no próprio município, após o reforço policial enviado ainda no dia da fuga, na quarta-feira (24), véspera de Natal. Até o momento, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) não divulgou a identidade do preso recapturado.
A ação foi realizada pela Força Tática em conjunto com a 10ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), após o recebimento de uma denúncia anônima relacionada a tráfico de drogas.
Durante a operação, as equipes cercaram um grupo de suspeitos. Parte deles conseguiu fugir, mas o detento que havia escapado da unidade prisional foi localizado e preso. Na ocorrência, os policiais apreenderam armas de fogo, dinheiro e entorpecentes, que foram encaminhados à delegacia para os procedimentos legais.
Segundo a Seap, a fuga em massa foi registrada durante o funcionamento regular da penitenciária. As circunstâncias ainda estão sendo apuradas, mas informações preliminares apontam que os internos teriam conseguido escapar após serrar grades da estrutura, possivelmente durante o horário de banho de sol.
Após o episódio, o policiamento foi intensificado em Maués, com aumento das rondas ostensivas, instalação de barreiras em pontos estratégicos da cidade e buscas em áreas de mata.
A Penitenciária de Maués foi inaugurada em agosto deste ano, tem capacidade para 125 detentos e funciona como presídio regional, atendendo municípios da região do Baixo Rio Amazonas.












