A conselheira-presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Amazônia Lins, integrou a mesa de honra durante a cerimônia de posse do desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes como novo presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) para o biênio 2025/2026. A solenidade foi realizada na noite de quinta-feira (9) no Teatro Amazonas.
A cerimônia também empossou o desembargador Airton Luís Corrêa Gentil como vice-presidente da instituição e o desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, como corregedor-geral de Justiça do TJAM.
Também representando a Corte de Contas amazonense, estiveram presentes o conselheiro-corregedor Josué Cláudio Neto e o conselheiro-ouvidor Mario de Mello acompanhando a conselheira-presidente durante a cerimônia de posse.
Além dos conselheiros do TCE-AM, a solenidade concorrida contou com a presença de autoridades locais e nacionais, incluindo o governador do estado, Wilson Lima, o presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cidade, além de ministros de tribunais superiores: Mauro Campbell Marques, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedor nacional de Justiça; Reynaldo Soares da Fonseca, também do STJ; e Maria Elizabeth Rocha, presidente eleita do Superior Tribunal Militar (STM). Também estiveram presentes representantes do Executivo, Legislativo, Judiciário e Forças Armadas.
“Nossa expectativa é dar seguimento ao trabalho desenvolvido pelos ex-presidentes, como a desembargadora Nélia, que foi cuidadosa em ampliar o acesso ao Poder Judiciário e apoiar programas de resgate da cidadania. Entre os desafios, está a solução definitiva da conectividade das comarcas do interior, com a aquisição de antenas satelitais, e a construção de fóruns que atendam dignamente a população, além da reestruturação do pessoal para garantir excelência no atendimento”, frisou Jomar em seu primeiro discurso como presidente do TJAM.