O acidente com o presidente Lula (PT) ocorreu no banheiro do Palácio da Alvorada. Após a queda, ele foi imediatamente levado ao Hospital Sírio-Libanês em Brasília na noite de sábado (19), onde precisou levar cinco pontos.
Lula havia retornado de São Paulo, onde participou de uma live com o candidato do PSOL à Prefeitura da capital paulista, Guilherme Boulos, e estava se preparando para uma viagem à Kazan, na Rússia, para a 16ª Cúpula do Brics, marcada para este domingo (20).
Após o tratamento no hospital, o presidente foi liberado para retornar ao Alvorada e os médicos recomendaram que ele cancelasse a viagem à Rússia. O chanceler Mauro Vieira assumirá a liderança da delegação brasileira no evento dos Brics.
De acordo com o boletim médico, Lula sofreu um ferimento corto-contuso na região occipital, mas está liberado para suas atividades habituais e sob os cuidados médicos do cardiologista Roberto Kalil Filho e da infectologista Ana Helena Germoglio.
Na cidade russa de Kazan, onde ocorre a cúpula dos Brics, Lula estaria na companhia dos ministros de Relações Exteriores, Mauro Vieira, Minas e Energia, Alexandre Silveira, e Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira.
Agora, ele vai participar por meio de videoconferência e é incerta a participação presencial dos ministros. Segundo a Secom, o presidente “terá agenda de trabalho normal esta semana em Brasília, no Palácio do Planalto”.