Em dois anos de investigações, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou 371 pessoas por envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, dentre as quais figuram 70 criminosos foragidos, conforme levantamento em consulta ao Banco Nacional de Mandados de Prisão.
A maioria dos golpistas foragidos foi julgada e condenada no início de 2024, entre fevereiro e abril, mas estava em liberdade neste dia 8 de Janeiro que marcou dois anos da intentona contra os Três Poderes.
Somente 27 pessoas tiveram seus mandados de prisão expedidos na reta final do ano, nos meses de novembro e dezembro. Também constam na lista réus com ordens de prisão preventiva não cumpridas.
Antonio Marcos Ferreira Costa foi condenado em março de 2024 e teve o mandado de prisão expedido no dia 24 de abril do mesmo ano. Oito meses depois, as autoridades policiais ainda não o localizaram para prendê-lo.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Costa por tentar “depor, por meio de violência e grave ameaça, o governo legitimamente constituído”. Os ministros do STF aceitaram a denúncia e o condenaram a 14 anos de prisão.
A denúncia ainda afirma que o golpista esteve no Palácio do Planalto, onde “destruiu e concorreu para a destruição, inutilização e deterioração de patrimônio da União, fazendo-o com violência à pessoa e grave ameaça, emprego de substância inflamável e gerando prejuízo considerável para a vítima”.
Com mandado de prisão expedido em abril do ano passado, Marileide Marcelino da Silva foi acusada de invadir o Congresso e destruir diversos itens do patrimônio público, incluindo obras de arte e um veículo da marca Jeep. O seu julgamento foi finalizado no dia 12 de abril e culminou em uma condenação a 14 anos de prisão.
“Assim agindo, Marileide Marcelino da Silva tentou, com emprego de violência e grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos Poderes Constitucionais, bem como depor o governo legitimamente constituído, buscando a tomada do poder por militares e a implantação de uma ditadura”, denunciou a PGR.
Saiba quem são os 70 golpistas foragidos:
1. Antonio Marcos Ferreira Costa
2. Barquet Miguel Junior
3. Ezequiel Ferreira Luis
4. Edilson Pereira da Silva
5. Cirne Rene Vetter
6. Gesnando Moura da Rocha
7. Edvagner Bega
8. Ulisses Freddi
9. Marileide Marcelino da Silva
Estadão Conteúdo