Recém-nascida é encontrada abandonada em barranco

Uma recém-nascida foi resgatada após ser encontrada abandonada em um barranco na zona rural de Boa Esperança, no Noroeste do Espírito Santo. A bebê, que ainda estava com o cordão umbilical e completamente sem roupas, foi achada por trabalhadores rurais na manhã desta segunda-feira, próximo ao Bar do Jairo, em um trecho que liga a comunidade de Bela Vista ao distrito de Santa Maria, em São Mateus. O local fica perto da rodovia ES-315.

Segundo a enfermeira Xica Gonçalves, do Samu de Boa Esperança, os trabalhadores chegavam para iniciar o dia quando escutaram o choro vindo de um barranco. Ao se aproximarem, perceberam que se tratava de uma bebê recém-nascida, suja de terra e ainda com o cordão umbilical.

“A impressão que eu tive é que a mãe ganhou e jogou mesmo a criança. Estava sem nada, sem veste nenhuma. Eu que cortei o cordão ainda”,relatou a profissional.

Ela estima que a menina pese cerca de 3,2 kg e acredita que a criança pode ter ficado exposta à chuva da madrugada.

Resgate mobilizou equipe avançada

A unidade básica do Samu encontrou a Unidade de Suporte Avançado (USA) no caminho, e a recém-nascida foi levada para o Hospital Estadual Roberto Silvares, em São Mateus. De acordo com Xica, é possível que a bebê seja transferida para o Hospital São José, em Colatina, referência no atendimento infantil.

“A gente não sabe quanto tempo ela ficou ali, sem comer, no frio, suja de terra. Isso deixa o bebê com esforço respiratório”, explicou.

“Corri pelo pasto com ela nos braços”, diz enfermeira

Em mais de uma década de atuação no Samu, a enfermeira disse que nunca havia enfrentado uma situação semelhante:

“Já participei de partos, mas encontrar um abandono assim foi a primeira vez. Quando vi a cena, saí correndo pelo pasto com a criança nos braços. Uma emoção enorme.”

O terreno onde a bebê estava é descrito como uma área isolada, com pasto, mata fechada e apenas uma casa relativamente próxima — a cerca de 500 metros.

A Polícia Civil deve abrir investigação para identificar quem abandonou a bebê e apurar as circunstâncias do caso.

Artigo anteriorProfessor e diretor de escola no AM são condenados por estupro de 12 alunas
Próximo artigoPC-AM envia efetivo policial, viaturas e equipamentos para reforçar a segurança na 43ª Festa do Guaraná, em Maués