Reembolso de descontos indevidos do INSS começa nesta segunda-feira e aqui tem o passo a passo

Agência Brasil

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram descontos indevidos de mensalidades associativas em abril começarão a receber o reembolso a partir desta segunda-feira (26). No total, R$ 292 milhões serão estornados.

Como será feito o reembolso?

Por decisão do governo federal, o INSS não repassou os valores às entidades associativas. A devolução será feita junto com o pagamento regular dos benefícios, que ocorre de 26 de maio a 6 de junho. O instituto garante que “o beneficiário não precisa tomar nenhuma providência” para receber o reembolso.

“Para isso, o beneficiário não precisa tomar nenhuma providência”, garante o instituto.

O INSS também divulgou o calendário de pagamento da devolução e alertou sobre possíveis tentativas de golpe. É importante lembrar que todas as informações sobre aposentadorias e pensões são fornecidas diretamente pelo portal Meu INSS.

Descontos anteriores e novas regras para consignado

Caso o aposentado ou pensionista deseje reaver mensalidades cobradas indevidamente em períodos anteriores, deve fazer a solicitação pelo Meu INSS ou ligar para o telefone 135. Nesses casos, o INSS acionará a entidade para que comprove a autorização. Sem comprovação, a entidade deverá devolver os recursos ao instituto, que, posteriormente, fará o repasse ao beneficiário pelo mesmo meio de pagamento dos benefícios regulares (conta bancária ou cartão magnético).

Vale ressaltar que, desde a última sexta-feira, beneficiários que desejam fazer empréstimo consignado e autorizar descontos de parcelas em pensões e aposentadorias precisam realizar identificação biométrica na plataforma do Meu INSS. Veja o passo a passo aqui!

Artigo anteriorSuspeitos de sequestrar motorista são apreendidos em Manaus
Próximo artigoTrump volta a defender veto a matrícula de estrangeiros em Harvard