No próximo domingo (16), trabalhadores de Manaus vão às ruas em protesto contra a escala 6×1. Movimentos sindicais e lideranças políticas se reunirão às 8h30 para debater e conscientizar a população sobre a redução da jornada de trabalho.
A concentração acontece em frente à feira do Fuxico, localizada na Avenida Autaz Mirim, bairro Jorge Teixeira, na zona leste de Manaus. O movimento contará com panfletagens e discursos públicos.
O que é a escala 6×1?
A escala 6×1 é a denominação dada à jornada de trabalho que compreende seis dias trabalhados e apenas um de descanso. A discussão sobre o fim deste ciclo de trabalho se inflamou no final de 2024.
No ano passado, a emenda constitucional liderada por Ricardo Azevedo (PSOL), e com autoria da deputada Erika Hilton (PSOL), tornou o debate público.
A proposta da dupla busca modificar a legislação trabalhista de 1943, estabelecendo que a jornada de trabalho não pode ultrapassar seis dias semanais. Além disso, define descanso mínimo de um dia e com garantia de remuneração.
A Constituição prioriza o dia de folga aos domingos e, ademais, limita a carga horária diária a oito horas, com uma carga semanal máxima de 44 horas.
Recentemente, a Lei nº 13.467 flexibilizou algumas dessas regras, permitindo trabalho intermitente e compensação de horas extras.