O partido Solidariedade decidiu expulsar o advogado Hery Waldir Kattwinkel Junior, seu membro filiado. O causídico sustentou oralmente nesta quinta-feira, 14, no STF na defesa de Thiago de Assis Mathar – um dos réus que acabou condenado por envolvimento nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Durante sua fala na tribuna, o profissional se utilizou de falas ofensivas e desrespeitosas sobre a Corte.
A sustentação de Hery chegou a ser criticada pelo ministro Alexandre de Moraes. S. Exa. considerou patético e medíocre que advogado suba à tribuna do STF e profira discurso de ódio, agredindo a Corte, para “postar, depois, nas redes sociais”.
“O advogado ignorou a defesa, o advogado não analisou nada, absolutamente nada. Não analisou a associação criminosa, não analisou o dano, não analisou nada porque o advogado preparou um ‘discursinho’ para postar nas redes sociais.”
Durante a fala, o causídico também cometeu uma gafe literária e acabou confundindo a obra “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry e “O Príncipe”, de Maquiavel.
“E só não seria mais triste, ou, só é mais triste, porque confundiu ‘O Príncipe’ de Maquiavel, com ‘O Pequeno Príncipe’, de Antoine de Saint-Exupéry, que são obras que não têm absolutamente nada a ver. Mas, obviamente, quem não leu nem uma, nem outra, vai ao Google e, às vezes dá algum problema, é o problema das redes sociais. Infelizmente para o advogado um momento triste que vai ficar na história e nos anais do STF”, disse Moraes.
Na nota que comunicou a expulsão, o Solidariedade disse que não compactua com a postura do profissional em atacar a Suprema Corte, ainda que no exercício de sua prerrogativa de defensor constituído.
Leia a íntegra da nota:
Após ciência dos fatos envolvendo o advogado Hery Waldir Kattwinkel Junior (membro – filiado ao partido) quando no exercício da profissão de advogado em defesa de seu cliente, réu preso nos atos de 8 de janeiro, o advogado se utilizou de falas ofensivas e desrespeitosa com a máxima Corte brasileira.
A direção municipal do Solidariedade em Votuporanga-SP, não compactua com a postura do profissional em atacar a Suprema Corte, ainda que no exercício de sua prerrogativa de defensor constituído, motivo pelo qual comunicamos a expulsão do membro e filiado ao partido.
O partido Solidariedade defende o exercício das prerrogativas de advogado, tais como:
(.) Art. 133. O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Entendemos que a atitude do advogado ultrapassou os limites da lei.
Deliberamos pela expulsão do membro, reiterando o nosso respeito às leis brasileira, nosso compromisso com a Democracia e o respeito as instituições públicas brasileira, sendo assim, comunicamos como expulso do partido Solidariedade o sr. Hery Waldir Kattwinkel Junior.
Presidente Municipal do Solidariedade Votuporanga (SP) – Matheus Rodero
Presidente Estadual (SP) – Alexandre Pereira
Vice-presidente nacional – Paulinho da Força