Treze crianças foram resgatadas durante uma operação de abordagem social realizada em seis pontos de Manaus. A ação teve como objetivo combater a exploração infantil na mendicância em semáforos da cidade.
A operação ocorreu na noite de sexta-feira (21) e foi conduzida pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), com o apoio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), conselheiros tutelares e o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM).
As crianças foram encaminhadas ao Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica), garantindo sua segurança e proteção. Alguns responsáveis foram levados à Depca para prestar esclarecimentos e poderão responder por infrações relacionadas à exploração infantil.
Durante a operação, as equipes identificaram adultos, tanto homens quanto mulheres, que utilizavam crianças que não eram seus filhos para sensibilizar motoristas e obter dinheiro. As autoridades seguem investigando os casos para coibir essa prática e responsabilizar os envolvidos.