O Vaticano anunciou nesta quinta-feira (8) que o cardeal Robert Francis Prevost — agora Papa Leão XIV, de 69 anos, foi eleito o novo papa da Igreja Católica, tornando-se o 267º sucessor de Pedro. A escolha foi feita por 133 cardeais reunidos em conclave, após quatro votações. Ele sucede o papa Francisco, que morreu no dia 21 de abril.
A confirmação veio às 18h07 (horário local), quando a fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano.
Logo depois, os sinos da Basílica de São Pedro badalaram, selando o tradicional Habemus Papam e provocando comoção entre os milhares de fiéis que acompanhavam o momento histórico da Praça São Pedro e da Via da Conciliação.
Papa Leão XIV assume como novo líder da Igreja Católica
Após aceitar a eleição, o novo papa deixou a Capela Sistina e seguiu até a chamada “Sala das Lágrimas”, onde vestiu uma das três batinas brancas preparadas, com a ajuda do Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, dom Diego Giovanni Ravelli.
Em seguida, ele se dirigiu à Sacada Central da Basílica de São Pedro, de onde foi anunciado ao mundo pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti.
A eleição no quarto escrutínio remete a outras ocasiões semelhantes na história recente da Igreja, como as de João Paulo I, em 1978, e Bento XVI, em 2005.
Com a eleição, os olhos do mundo se voltam para os próximos passos do pontífice, que terá pela frente o desafio de conduzir a Igreja com a mesma maestria, ou até superior, do antecessor Francisco.
Saiba quem é o novo papa
Papa Leão XIV nasceu em 14 de setembro de 1955, em Chicago, nos Estados Unidos. Antes de se tornar padre, aos 22 anos, se formou em matemática.
Além de norte-americano, é também peruano, já que obteve a cidadania em 2015. Robert Francis Prevost chegou ao Peru como um jovem missionário agostiniano e, do país, partiu como bispo para o Vaticano, onde se tornou uma figura central na administração do papa Francisco.